Sobre

O grupo Jovens em Ação do Calabar, atual Associação Ideologia Calabar, em parceria com a Avante Educação e Mobilização Social, a Sociedade Beneficente e Recreativa do Calabar (SBRC) e com o Instituto C&A, idealizaram e construíram a Biblioteca Comunitária do Calabar com o firme propósito de contribuir, significativamente, para que o ato de ler faça parte da cultura da comunidade do Calabar e adjacências através da democratização do acesso a diversos portadores de textos, do fomento à leitura e da formação de mediadores de leitura, na comunidade.

A Biblioteca Comunitária do Calabar foi inaugurada em 22 de abril de 2006. É coordenada pela Associação Ideologia Calabar.

A Biblioteca Comunitária do Calabar realiza atividades de incentivo à leitura desde o ano de criação. Em 2008 com o projeto formação de leitores na comunidade do Calabar foi contemplada com o certificado de projeto destaque pelo PNLL(Plano Nacional do Livro e Leitura). Ainda 2008 recebeu o prêmio no quisito inovação do Instituto C&A pela ambientação do espaço e pelas atividades desenvolvidas. Neste mesmo ano, Rodrigo Rocha Pita então coordenador foi representante das Bibliotecas Comunitárias de Salvador no lançamento da Lei Municipal de Incentivo à Leitura. Em 2007 pela idealização e Construção da Biblioteca Rodrigo foi contemplado com o Prêmio de terceiro lugar pela AFS Jovem Voluntário.

A Biblioteca Comunitária do Calabar é uma das fundadoras da Rede EMRedando Leituras (2013), a qual criou o Fórum Baiano do Livro e Leitura e pautou a criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e da Biblioteca de Salvador (PMLLB).

No ano de 2014 foi uma das criadoras da Agenda 21 do Calabar.

Atualmente a Biblioteca Comunitária do Calabar/Associação Ideologia Calabar faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e contribui com ações de fomento à leitura e incidência em políticas públicas.

A Associação Ideologia Calabar também é fundadora da Rede de Cultura Calabar que existe desde 2009 e desenvolve ações cultural e de cidadania no Calabar.

A Associação Ideologia Calabar foi proponente da EMredando Leituras no Projeto Ler Salvador apoiado pelo edital do Arte em Toda Parte 2014.

A AIC contribuiu na idealização, mobilização e execução de diversos outros projetos dentro da comunidade, a exemplo do Projeto Boca de Brasa realizado em 2015.

Alguns Projetos executados pela instituição:

Desde sua inauguração, a Biblioteca Comunitária do Calabar/Associação Ideologia Calabar já executou diversos Projetos, alguns deles premiados nacionalmente:

1. Projeto Formação de Leitores no Calabar, considerado projeto destaque pelo Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL.
  2. Projeto Lendo e Aprendendo – financiado pelo MINC – Ministério da Cultura.
  3. Projeto Leituras do Mundo
  4. Projeto Ler Salvador – premiado no edital Arte em Toda Parte e financiado pela Fundação Gregório de Mattos
  5. Projeto RNBC 2017 – Premiado pelo IPL-Retratos da Leitura em 2017 – Categoria Bibliotecas.
  6. Projeto Raízes negras – Executado anualmente
  7. Projeto Ponto de Cultura Calabar – premiado no Edital Pontos de Cultura da Bahia 2016 e financiado pelo MINC e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
  8. Projeto Março Mulheres executado anualmente em parceria com Associação Cultural de Mulheres do Calabar.
  9. Em 2020 a AIC foi Premiada no edital Teixeirinha da Secretaria Especial de Cultura com o Projeto Cultura Viva Calabar.
× Fale conosco!